Go



Go é uma linguagem de programação criada pela Google e lançada em código livre em novembro de 2009. É uma linguagem compilada e focada em produtividade e programação concorrente, baseada em trabalhos feitos no sistema operacional chamado Inferno. O projeto inicial da linguagem foi feito em setembro de 2007 por Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson. Atualmente, há implementações para Windows, Linux, Mac OS X e FreeBSD.

Apesar de a linguagem já ter passado dos 10 anos, só de uns tempos para cá tem se escutado falar mais sobre ela, principalmente com seu uso sendo adotado por softwares comumente e amplamente utilizados como Docker e Kubernetes, desenvolvidos na linguagem.

A estrutura da linguagem Go lembra muito o C, mas sua curva de aprendizado é mais simples. Go foi uma linguagem criada para usufruir ao máximo de computadores com recursos multi-core, facilitando assim na compilação de código de forma eficiente e naturalmente cooperativa com as abstrações dos sistemas operacionais atuais.

VOLTAR